quarta-feira, 29 de abril de 2009

Que herois que nada. Agora é a vez dos vilões!

Estava vendo o site do Baixaki Jogos e vi essa matéria e achei interressante, e decidi postar para vocês.. espero que Gostem...

Por tempo demais passamos o tempo escrevendo e admirando os heróis dos games. Não mais! Agora é a vez de darmos uma olhada naqueles que realmente tornam os jogos interessantes – afinal de contas, quem seria Mario se Bowser, ou antes dele Donkey Kong, não sequestrasse princesas constantemente?

Alguns podem até mesmo dizer que os personagens mais fascinantes das histórias são os vilões. Afinal de contas, em geral possuem seu próprio código de conduta – ou não possuem um – que difere da sociedade em geral. E justamente quando tentam transformar um mundo em algo mais divertido, aparece algum “certinho” para estragar a coisa toda. Vai entender.

Por isso, abaixo vai uma lista dos maiores arqui-inimigos dos video games, aqueles cuja rivalidade vai além da simples oposição de valores e transforma estes vilões em parte integral do personagem heróico. Basicamente, estes vilões são tão importantes quanto os “mocinhos” contra os quais se opõem, e são seus piores adversários.


Doctor Ivo Robotnik / Doctor Eggman


Doctor Ivo O antagonista de Sonic é praticamente tão reconhecível quanto o pequeno ouriço azul. Suas elaboradas maquinações – ironicamente envolvendo máquinas – para dominar o mundo são sempre frustradas pelo mascote da SEGA, o que não o impede de retornar continuamente para tentar outra vez.

Como muitos arqui-inimigos, o seu lado “mau” não é a única faceta de sua personalidade. Eggman é também extremamente inteligente e sensível, sendo possível visualizar diversos destes elementos em alguns momentos dos games da série. Embora relativamente simples se comparado a outros vilões mais complexos, Robotnik é certamente marcante.


Bowser


Bowser!Quem é que não identificaria Bowser em uma sequência de fotos de vilões? O líder dos Koopas, caracterizado pela aparência que mescla traços de tartaruga e dragão, tornou-se com o passar do tempo um tanto quanto carismático. Suas repetidas tentativas de sequestrar a princesa Peach – sempre frustradas pelo bombeiro bigodudo – fizeram dele um marco da franquia Mario.

Um chefe de nível um tanto quanto temido em seus primórdios, ele acabou adquirindo, com o passar do tempo, uma personalidade um tanto quanto cômica – justamente pelo fato de continuamente tentar o mesmo truque, sequestrar a princesa. O objetivo final é, não incomum em arqui-inimigos, a conquista do mundo. Quem sabe após mais alguns raptos...


Sephiroth


Sephiroth!Como não podia deixar de ser, Sephiroth faz parte desta lista. Criado especificamente para antagonizar Cloud em Final Fantasy VII, ele é um dos mais aclamados vilões de todos os tempos. Isto não se deve a seus objetivos dentro do jogo – tornar-se um deus – mas sim à complexidade do caráter do personagem, o que cativou o público.

Contrastando com diversos outros vilões, que geralmente se utilizam de clichês para atingir seus objetivos, Sephiroth parte direto para a ação – isto é comprovado pelo assassinato de Aerith. Além disso, os métodos intrincados que tenta usar para atingir seus objetivos, juntamente com uma aparência única, definitivamente sedimentam seu lugar como um dos maiores arqui-inimigos dos video games.


Albert Wesker

Albert Wesker!
O vilão-mor da série Resident Evil, Wesker é um dos mais visíveis braços da Umbrella Corporation. Seus objetivos são geralmente secretos, mas acabam sendo descobertos ao decorrer dos jogos da franquia. Frio e calculista, Wesker é um dos principais proponentes da experimentação em humanos dos vírus desenvolvidos pela empresa.

Iniciando a série como um suposto aliado, que acaba por virar as costas a seus companheiros de equipe e revelar que trabalhava para a Umbrella desde o começo, Wesker se definiu como inimigo da pior forma possível: através da traição. Isto faz com que seja extremamente fácil odiar o personagem, visto que não existem qualidades aparentes no cidadão. No entanto, não há como negar que suas habilidades como manipulador o definem como um adversário temível.


M. Bison


M. Bison!O chefe da organização criminal Shadaloo não possui nenhum tipo de traço redentor. Seu objetivo é exclusivamente a dominação mundial, embora tente fazê-lo de forma discreta. Com uma personalidade fria e claramente maléfica, ele se estabeleceu como o principal antagonista da série Street Fighter, sendo o lutador com o motivo mais megalomaníaco de todos.

Sua aparência, com uniforme militar e armaduras metálicas, o tornam ainda mais ameaçador e reconhecível. Embora seja possível controlar o personagem nos jogos, isto não muda o fato de que suas motivações são completamente deturpadas, fazendo dele um grande arqui-inimigo.


Ganondorf

Ganon(dorf)!
O Gerudo da franquia Zelda fecha a lista por estar presente na maioria dos jogos da série, representando o papel tradicional de vilão megalomaníaco com sua busca pelo domínio de Hyrule. O meio mais frequente utilizado para tal fim é a aquisição da Triforce, relíquias sagradas que possuem poderes enormes.

Um vilão versátil, ele já possuiu inúmeras habilidades através dos anos. Desde feiticeiro até espadachim, passando por metamorfo, Ganon estabeleceu-se como um dos pilares da franquia através de seus planos grandiosos – que geralmente geram reações igualmente grandes por parte de Link e companhia.


Dá para ver que um traço comum entre todos os grandes vilões é a necessidade de dominação, se não do mundo, de boa parte dele. Embora esta lista seja reduzida, sendo apenas uma amostra dos muitos malfeitores que existem por aí, não hesite a compartilhar o seu vilão favorito conosco!

Fonte: Baixaki Jogos

Nenhum comentário: