sexta-feira, 1 de maio de 2009

Uma curiosa mudança de ares caracteriza a chegada de SHIFT.

A Electronic Arts realizou recentemente um evento em São Francisco, nos Estados Unidos. Muitas novidades foram exibidas e, dentre elas, ocorreram testes com o título Need for Speed SHIFT, um dos três novos NFS anunciados pela companhia. O game é impressionante e deixou muitos críticos com água na boca.

O pessoal da Slightly Mad Studios está tentando fazer com que SHIFT seja o game mais realista da série, tentando, ao mesmo tempo, deixá-lo extremamente acessível para os iniciantes em corridas de alta velocidade. No evento da EA, o título foi exibido em duas estações diferentes, cada uma rodando uma versão do game. O resultado? Muitas constatações interessantes e diversificadas em relação a um só jogo de corrida.



Visualmente único

SHIFT, embora com recursos gráficos intensamente elaborados, deverá rodar nas plataformas de última geração com uma fluidez inigualável. Alguns jogadores não gostam desta perspectiva, mas a visão através do cockpit dos carros é uma das principais atrações do jogo.

Com uma câmera extremamente dinâmica, a imersão é iminente quando o gamer escolhe acompanhar o seu veículo por dentro. Cada mudança sutil na aceleração, nos freios, nas curvas e nas nuanças das pistas — como lombadas — poderá ser sentida através da câmera, tal o nível de realismo. Com um conjunto de periféricos apropriados (volante, pedais e câmbio de marcha), a experiência ficará ainda mais emocionante.

Realismo até nos gráficos Efeitos de movimento também estão sendo incorporados ao realismo. Isto pode parecer estranho ao primeiro contato, mas, após certo tempo, é até mesmo interessante: "blur" para simular concentração. Para quem não sabe, o "blur" é um efeito visual que "borra" a tela em alguns pontos, deixando apenas certos objetos em foco. Em SHIFT, a visão do cockpit em alta velocidade fará com que tudo à volta fique fora de foco, com exceção dos competidores e da pista.

É claro que nem todos os jogadores aprovam esse capricho gráfico, pois a concentração do jogador nos adversários e na pista é natural quando o veículo se encontra em alta velocidade. Visto que nem o espelho retrovisor escapou do "blur", espera-se que os desenvolvedores criem uma opção para que os gamers possam habilitar ou desabilitar o efeito visual.

Várias épocas em um só game

Em uma bancada de testes do evento, constou uma versão de SHIFT rodando uma corrida alucinante na pista Willow Springs, localizada na Califórnia. A máquina controlada foi nada mais nada menos que a McLaren F1, uma das mais poderosas do game. É aí que pode ser percebida uma das melhores qualidades do jogo: acessibilidade.

Bem, Willow Springs não é uma pista em linha reta. Curvas em alta velocidade, desvios complicados e diferenças na elevação do terreno podem complicar o trabalho de uma McLaren F1. Mas, graças aos meios de auxílio apresentados pelo jogo, tudo fica mais fácil. Assistência nos freios, controle de tração, linhas de direção... Um espetáculo para os iniciantes.

Correr nunca foi tão emocionante

Enquanto isso, a outra estação de jogos estava rodando um SHIFT um tanto... Diferente. Vários Nissan Skylines (aqueles de 1970) estavam correndo em uma pista urbana de Tóquio. De forma contrária à outra versão, praticamente nenhuma forma de auxílio estava habilitada. Uma inteligência artificial de peso entrou em parceria com veículos não muito favoráveis à pista em questão para que um desafio de peso fosse oferecido à imprensa.

Ou seja: SHIFT deverá aparecer no PC, no Xbox 360, no PlayStation 3 e no PlayStation Portable (PSP) em setembro deste ano com a premissa de entreter tanto os fanáticos por corridas realistas quanto aqueles que ainda não estão familiarizados com pistas dinâmicas e carros espetaculares.

Fonte: Baixaki Jogos

De primeira vista parece que o jogo vai ser bom, tomara que decepcione também como os últimos.

Nenhum comentário: