quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Piratas usam notícia falsa sobre Silvio Santos para infectar computadores

E-mail com 'reportagem' falsa divulga que apresentador teria morrido após reagir a assalto.
Ao clicar em link para ver o vídeo da 'morte', códigos maliciosos infectam o PC.
Um e-mail falso com a "notícia" da morte do apresentador Silvio Santos está circulando pela internet desde a semana passada. Na verdade, é mais um golpe para levar internautas a clicar em um link malicioso, que infecta seus computadores. A falsa mensagem utiliza design e logotipo similares ao do G1 para enganar o usuário. Quando algum usuário se deixa enganar e clica no link – que supostamente mostraria a “morte” do apresentador, chamado erroneamente de “Silvio Santo” no título da mensagem – baixa involuntariamente para sua máquina duas variantes de códigos maliciosos, chamados de PWS-Banker.dldr e de PWS-Banker.gen.i.

Os programas, que não são capazes de se espalharem sozinhos, facilitam o acesso de piratas de computador ao PC do usuário, permitindo o roubo de informações.
De acordo com o laboratório McAfee Avert Labs, esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Nenhum comentário: