Existe uma máxima mais ou menos constante na indústria de games: normalmente, um jogo grande sai primeiro para consoles, para apenas posteriormente encontrar o seu caminho até os usuários de PC. Mas, quando finalmente o jogo desembarca (naquele momento em que outros jogadores já fecharam, tornaram a fechar e abriram todos os extras possíveis das suas versões), este ao menos traz algum agrado extra, para que pareça que o tempo de espera de fato valeu a pena.
Bem, esse não é exatamente o caso da versão para PC de Resident Evil 5. Quer dizer, de fato existem aqui aquelas pequenas benesses que aparecem para aplacar a agonia da espera. Entretanto, um pequeno detalhe pode mesmo mudar completamente a experiência de Resident Evil 5 no próximo mês de setembro: são os famigerados óculos estereoscópicos. Ou, mais popularmente, os “óculos 3D”.
3D = dor de cabeça? Não aqui!
E nós não estamos falando aqui do bom e velho óculos anáglifo — popular nos anos 80, que trazia uma lente vermelha e outra azul, e geralmente estampava a cara de um adolescente cheio de espinhas —, mas sim uma moderna lente estereoscópica escura, cuja vantagem mais óbvia é a de não produzir uma dor de cabeça lancinante após alguns minutos de jogo.
Além disso, as renderizações em 3D não devem apenas se limitar a uma ou outra animação, mas sim atravessar todo o jogo, debulhando balas, gosma e tentáculos diretamente na cara do extasiado jogador. A nova dimensão de RE 5 é resultado da parceria entre Nvidia e Capcom, e esta garante que a tecnologia 3D Vision da Nvidia é tão leve, que foi facilmente incorporada às linhas de código originais do jogo.
Os resultados são verdadeiramente impressionantes. Como um exemplo, no capítulo 1-2, quando Chris e Sheva encaram o primeiro chefe do jogo (composto por vermes e outras substâncias inomináveis), a animação mostra a câmera girando em volta dos agentes enquanto tiros são disparados. Cada cápsula de cada tiro é então jogada diretamente para fora da tela, em um espetáculo realmente digno de nota.
Em um segundo momento, a criatura começa a se arrastar através da cela, deixando um rastro de vermes e lodo que — adivinhe? — também é deliberadamente arremessada para fora da tela, complementando a bela animação em 3D da criatura.
Porém...
Bem, mas nem tudo aqui são glórias, e vale a penas chamar a atenção para dois pontos em particular. Primeiramente, entra em cena o mesmo entrave colocado recentemente pelo Baixaki Jogos (conforme você pode ler na última prévia de Invincible Tiger: The Legend of Han Tao): realmente não é qualquer equipamento que será capaz de rodar a tenologia.
Além de uma máquina à altura (com uma placa de vídeo realmente bem decente), também será necessário ter um monitor compatível com a tecnologia. Isso, é claro, sem falar nos óculos, que deixam muito Dolce & Gabbana no chinelo, custando a bagatela de 200 dólares.
O segundo “porém” é um tanto mais brando: a fim de não acabar com uma imagem tremendamente escura (por conta das lentes), você provavelmente terá que deixar o brilho do monitor em um valor um tanto elevado.
Atraso = perfumarias? Isso sim
A versão para PC ainda deve incluir uma versão expandida do modo Mercenários, com três vezes a quantidade de inimigos em cada fase. Também o modo Versus, embora certamente vá estar presente, pode acabar virando conteúdo para download através da Games for Windos (a “Live” do PC), suportando ainda partidas online e vozes como um auxílio para o modo cooperativo.
Os esquemas de controle também ganham aqui uma perfumaria muito bem vinda. Além de detectar automaticamente a forma de controle que se esteja utilizando (efetuando as devidas mudanças automaticamente), jogar com teclado e mouse ainda fará com que o retículo da mira torne-se mais amplo que o convencional ponto da versão para consoles.
Enfim, a Capcom pretende provar com as modificações todas que, de fato, valeu a espera por Resident Evil 5 para PC. O que realmente é provável que aconteça, já que jogar RE com lama, tentáculos, vermes e vísceras voando para fora da tela certamente garante uma experiência nova, e as melhorais concernentes à jogabilidade são realmente muito bem vindas.
É claro, uma reformulação no Q.I. de rúcula da Sheva controlada pelo computador também seria muito bem vinda. Bem, não se pode ter tudo. Resident Evil 5 deve aportar nos PCs dia 15 de setembro. Aguarde Novidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário