sábado, 16 de fevereiro de 2008

Falsa notícia sobre acidente no 'BBB' infecta computador


Mensagem fraudulenta divulga soterramento na casa.
Quando internauta clica para assistir ao vídeo, baixa software malicioso.
A notícia é falsa e bastante improvável: soterramento na casa do “Big Brother” deixa a participante Juliana ferida. Não há dúvida, no entanto, de que ela vai atrair a atenção dos internautas, levando muitos deles a clicar em um link malicioso que infecta seus computadores. O alerta para o e-mail fraudulento é da empresa de segurança Panda, que identificou a mensagem.

Segundo a companhia, o texto oferece o link de um vídeo no YouTube que mostra as supostas cenas do acidente. Quando clica nele, o internauta baixa involuntariamente em sua máquina o código malicioso Nabload.DAÍ. A praga, que não é capaz de se propagar sozinha, facilita o acesso de piratas virtuais ao PC, permitindo que eles roubem dados dos usuários.

Segundo a falsa notícia, Juliana teve os dois braços fraturados e cortes no rosto. “Fique alerta, esteja sempre atento e desconfie das ofertas tentadoras da internet”, disse Ricardo Bachert, presidente da Panda.

O golpe é conhecido como phishing scam. Com ele, os piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.
Fonte: G1

Nenhum comentário: