quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Vendas de Blu-Ray não decolam na temporada de Natal

'Novo formato' representa apenas 2% dos títulos comercializados.
Preço e transição tecnológica são os principais obstáculos.

Mesmo depois de se tornar a única referência mundial em termos de discos de alta definição, o Blu-Ray, sucessor do DVD, não conseguiu se transformar no principal presente deste Natal, prejudicado pela crise e por seu preço ainda muito elevado.


No dia 18 de fevereiro, a Toshiba jogou a toalha na batalha com a Sony para impor o formato dos discos de alta definição, abandonando o HD-DVD, o que deixou o Blu-Ray da Sony como único formato em todo o mundo. No entanto, quase um ano depois, a invasão do Blu-Ray que alguns previam não se confirmou.

Foto: AFP

"Ainda é um mercado pequeno", afirma Michael Mathieu, analista do instituto de estudos GfK. "A conversão para este formato será mais longa que a que vimos em 1995-1997 com a passagem do videocassete (VHS) para o DVD", completa.


As vendas de leitores de mesa Blu-Ray, se excluídos os consoles de videogames PlayStation 3, ainda não decolaram: são esperadas as vendas de quatro milhões em 2008, segundo a Strategy Analytics, muito longe dos leitores tradicionais (111 milhões). A venda de discos Blu-Ray representa apenas 2% dos títulos comercializados.

Fonte: G1

Nenhum comentário: