segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resident Evil 5 - TESTADO


Ainda falta um bom tempo para que a próxima e extremamente aguardada iteração de Resident Evil dê as caras. Sendo um pouco mais preciso, só será possível conferir como as coisas realmente ficaram em março do ano que vem. Não obstante, a Capcom liberou recentemente a primeira versão jogável de Resident Evil 5, onde já se pode ter um vislumbre de algumas das promessas que já há um bom tempo tem sido feitas.

O Baixaki Jogos resolveu então dar uma conferida. O que se pode esperar do trabalho da Havok Physics? Será que o tão alardeado modo cooperativo realmente se encaixou no estilo um tanto restrito de RE? E, por fim, será que a nova fêmea fatal de RE é tudo aquilo mesmo? Bem, para essa última parte é melhor deixar que cada um tenha a sua opinião...

Dois cenários, dois minichefes

Embora uma das primeiras coisas que se pode ler na demonstração seja um aviso alertando que alguns “bugs menores” podem ser encontrados, você dificilmente deve encontrar algo realmente gritante. Sem delongas: RE5 está realmente bonito. São texturas ricas e ambientes variados — nada de salas genéricas aqui. E não são apenas os ambientes, Chris e a sua nova parceira também apresentam um alto nível de detalhamento além de movimentos bastante fluidos.

A demonstração traz trechos de dois cenários: “Public Assembly” e “Shanty Town”, ambos locais fictícios dentro do continente africano. “Public Assemly” lembra muito em alguns Left 4 Dead, o mais recente hit da desenvolvedora Valve. Você descerá por um pequeno caminho e acabará chegando a uma casa abandonada.

Ao lado da choupana, um agitador morto vivo (exatamente, um zumbi demagogo) eleva a moral dos presentes — tão podres quanto ele — enquanto o único sujeito vivo do cenário é brutalmente sacrificado por um enorme carrasco. Após a cabeça do pobre homem rolar, o líder enxerga Chris e Sheva na casa. É a deixa para que uma multidão de carne podre se lance até a cabana.

Ah, sim. Vale lembrar. Uma multidão enfurecida e rápida, muito parecidos com os que se podia encontrar em RE4 (realmente parecidos). Muito pouca munição será dada inicialmente. Assim sendo, uma boa idéia é fuçar tudo que estiver em volta. E, quando a coisa ficar realmente preta, o negócio é pedir uma ajuda.

Pode-se atravessar toda a demonstração em duas pessoas, embora uma eventual falta de um parceiro seja compensada pela ação da boa IA do jogo (que vai controlar Sheva). A qualquer momento, você poderá pedir munições, armas e remédios. Também, é claro, poderá fazer isso pelo seu parceiro. Bem, se você estiver dividindo a fase com a IA, provavelmente nem será necessário pedir, já que Sheva deve ajudá-lo constantemente e de muito boa vontade.

Entretanto, será necessário mais do que boa vontade para matar o primeiro chefe da demo, que é extamente o enorme carrasco com capus que acabara de decapitar uma pessoa. Mas, depois de muitos... muitos tiros, ele acaba tombando. Após uma série de zumbis mortos de forma cinematográfica, um oportuno helicóptero aliado chega ao local ordenando que Chris e Sheva busquem cobertura. Em seguida é então disparado um tiro de bazuca que acaba de uma vez com os últimos carniceiros do cenário.

É a hora de tentar a sorte em “Shanty Town”. Muito mais linear que a primeira fase, a espoliada cidade trará mais alguns momentos para se conferir os belos gráficos de RE5 e também as possibilidades cooperativas.

Em dois momentos da fase é possível se utilizar da tática “dividir para conquistar”. Em um primeiro momento, ao chegar em uma construção, você pode fazer o clássico “pézinho” para que o seu parceiro alcance o topo. Caso você vá então por baixo, contornando a edificação, caberá ao seu parceiro atingir os primeiros de uma avalanche de zumbis que brotam de um local ao lado.

Existe também outro momento, no qual fica até mais pertinente a ação em equipe. Após entrar em um prédio sem saída, o negócio vai ser subir até o topo. Nada além de uma sacada. Bem, no caso de um jogo antigo da série, isso significaria simplesmente que você havia esquecido alguma coisa. Não aqui. Fazendo um trampolim, um dos personagens pode literalmente arremessar o outro em direção do prédio contíguo.

Considerando-se o caso do seu parceiro ter passado para o outro lado, imediatamente ele se verá em meio a mais uma multidão de zumbis. Cabe a você então se valer do seu rifle com mira telescópica, distribuindo headshots e livrando o pobre infeliz de um triste fim. Ah, sim, não se preocupe. Nada de “fogo amigo” aqui.

Estando o seu parceiro livre, ele descerá até o térreo e abrirá a porta previamente trancada do local em que você se encontra. Ambos estão livres para enfrentar a maior ameaça da fase: um sujeito com um saco na cabeça e uma imensa moto-serra nas mãos.


Enfim, um bom clima (garantido às vezes por uma total ausência de som) e, sem dúvida, ótimas texturas. E, se por um lado não se tem mais exatamente aquela atmosfera característica que permeava os primeiros jogos da série, sem dúvida o que deve desembarcar no próximo ano deve ser um ótimo jogo. E, bom, em termos de jogabilidade: já jogou Resident Evil 4? Pois é.

É exatamente a mesma coisa. Resta saber se ainda existe alguma carta na manga da Capcom em relação a isso — sim, estamos falando dos dois esquemas de tiro sobre os quais tanto se falou.

Aguarde novidades aqui no Baixaki Jogos assim que Resident Evil 5 desembarcar dia 13 de março de 2009.

Fonte: Baixaki Jogos


Nenhum comentário: