sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Especial de Natal - Grand Theft Auto (GTA)

Bom galera, continuando nossas matérias especiais, hoje traremos toda a historia do jogo Grand Theft Auto (GTA).


Grand Theft Auto


Grand Theft Auto (conhecido também pela abreviatura GTA) é uma série de jogos de computador e videogames. Os jogos são criados e desenvolvidos pela Rockstar North, empresa subdisiária da Rockstar Games e distribuidos pela Take-Two Interactive. Os jogos já fizeram muito sucesso e estima-se que já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.

Descrição
Grand Theft Auto é um nome policial em inglês, que significa Grande Ladrão de Carros. Foi dado este nome, porque no primeiro jogo da série, era possível roubar qualquer carro. O jogador controla um personagem, que deve fazer serviços ilícitos pela cidade, usando armas e veículos. Há também a possibilidade de fazer serviços extras (sub-missões), que geralmente servem apenas para ganhar dinheiro a mais no jogo.

Grand Theft Auto 3

Grand Theft Auto 3 é um jogo de ação em terceira pessoa que, por conta de seu enredo e elementos controversos, foi motivo de grande polêmica, quando lançado. O game é a continuação da primeira série da Rockstar, que, até então, era exclusiva para computador. GTA 3 foi o primeiro título da franquia não só a levá-la para os consoles, como o primeira a usar uma engine tridimensional.O jogador é colocado na pele de um personagem sem nome, que é preso após ser traído por sua namorada, Catalina, em um assalto a banco. Contudo, o protagonista consegue escapar da prisão, e deve, então, subir a escadaria do crime antes de acertar as contas com Catalina.Em relação aos seus antecessores, muita coisa mudou, obviamente. O game apresenta elementos desde jogos de tiro em terceira pessoa até simuladores de corrida. Assim como nos outros jogos da série, o jogador é livre para explorar o cenário entre uma missão e outra. No entanto, crimes como roubo de carro ou agressão chamam a atenção da polícia, que o persegue de acordo com a ofensa.

Grand Theft Auto: Vice City

Grand Theft Auto: Vice City é o quarto game da famosa franquia, e foi, durante muito, o jogo mais vendido do Playstation 2. Após o grande sucesso de GTA3, que deu uma nova perspectiva à série, incorporando uma engine tridimensional ao conceito que tanto fez sucesso nas versões anteriores, Vice City trouxe novos aspectos à série.Nesta versão há novas possibilidades; é possível pilotar motos e helicópteros, ou adquirir propriedades, por exemplo. As propriedades adquiridas têm basicamente 2 utilidades, podem ser usadas como esconderijo ou como um negócio que dá lucro, como uma companhia de táxi ou uma boate.O protagonista do jogo é Tommy Vercetti, um mafioso que vai de Liberty City à Vice City para efetuar um grande negócio envolvendo drogas. Entretanto, em meio ao negócio, 3 homens mascarados matam os envolvidos e roubam tanto as drogas quanto o dinheiro. É então que você, na pele de Tommy, o único sobrevivente, fica encarregado de recuperar todo o dinheiro e as drogas perdidas.

Grand Theft Auto: Vice City Stories


Grand Theft Auto: Vice City Stories é o sétimo título da série mais renomada da Rockstar. A fórmula do game é a mesma implementada por GTA 3 e consolidada pelos títulos seguintes; muita ação em terceira pessoa, com elementos de corrida e um enredo recheado de controvérsias e reviravoltas. O jogo se passa em 1984, dois anos antes dos eventos do título Vice City. Você está na pele de Vince Vance, um soldado do exército dos Estados Unidos, que é envolvido contra sua vontade com o tráfico de drogas pelo seu sargento, Jerry Martinez. Ao perder seu cargo, Vance mergulha de cabeça no mundo do crime. Vice City Stories apresenta basicamente a mesma mecânica dos seus antecessores. A pé, o jogador tem a possibilidade de correr, atirar, nadar e pular, o que possibilita a completa exploração do cenário. Além disso, é possível roubar veículos como carros, motos, aviões, helicópteros e barcos; cada um com um controle bastante peculiar. Como sempre, ações criminosas chamam a atenção da polícia, que o persegue com forças proporcionais ao nível da ofensa. Pouco mudou em Vice City Stories, no entanto, o título é uma boa opção para os entusiastas da série, que ganharam um novo enredo, com novos personagens e novas missões, além dos donos do portátil da Sony, que têm ao seu dispor o melhor jogo da série já lançado para o PSP.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories


Grand Theft Auto: Liberty City Stories é um jogo de ação com elementos de corrida e tiro que dá seqüência à famosa franquia da Rockstar. O game, como o próprio nome sugere, se passa em Liberty City, a mesma cidade de Grand Theft Auto 3, porém alguns anos antes. O jogo foi inicialmente lançado para PSP, sendo, inclusive, um dos títulos mais vendidos para esta plataforma, contudo, uma versão para PS2 foi lançada mais tarde com um preço bem abaixo do usual no mercado.O game conta a história de Toni Cipriani, que volta à cidade após alguns anos fora, e deve cumprir missões para os chefões da mafia para voltar a ativa. Há algumas mudanças em Liberty City deste título para a de GTA3 que vão desde edifícios e bairros que foram substituidos, até a inclusão de motos, tudo bem explicado pelo enredo.Os recursos de Liberty City Stories são mais limitados que da versão anterior da série, San Andreas. Não é possível nadar nem melhorar os atributos do protagonista, nem mesmo escolher seu corte de cabelo ou barba. Contudo, é a primeira versão da série a ter um título lançado para um portátil, o que faz do game uma boa pedida para fãs da franquia e do gênero, em geral.

Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas é o quinto jogo da série de ação GTA, a primeira e mais aclamada franquia da Rockstar. Assim como seus antecessores, San Andreas permite a exploração completa do cenário entre uma missão e outra, além de roubar carros, contudo, as novidades são inúmeras. Desta vez é possível nadar, fazer graffiti, aprender artes marciais, comprar roupas e até escolher o corte de cabelo e a barba. No entanto, a maior adição deste título são os atributos do protagonista, que são aumentados ou diminuidos de acordo com a prática do respectivo.

Por exemplo, é possível aumentar o fôlego do protagonista simplesmente treinando natação, ou pode-se deixar seu personagem mais magro ou gordo (conseqüentemente mais rápido ou lento) simplesmente ao se andar mais a pé e comer menos.O enredo de San Andreas não é nada menos polêmico que o de seus antecessores; envolve crime, tráfico de drogas, corrupção policial e traição. Desta vez o jogador está na pele de CJ, que, após 5 anos em Liberty City, resolve voltar a San Andreas. Entretanto, ao chegar lá, é surpreendido por uma situação na qual não imaginaria encontrar seus velhos amigos.

Sua antiga gangue já não tem mais prestígio, e seus velhos amigos ou se renderam às drogas ou estão em uma situação cada vez mais apertada. Indispensável para fãs da série ou do gênero!

Grand Theft Auto IV

Grand Theft Auto IV é o quarto jogo da mais famosa franquia da Rockstar. O jogador assume o papel de Niko Bellic, um europeu que vai aos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida e a fim de deixar seu passado aparentemente negro para trás.

O game se passa em Liberty City, que desta vez faz alusões muito mais claras à cidade de Nova Iorque; é possível ver pontos característicos do local fielmente reproduzidos, como o Empire State Building, a Estátua da Liberdade e a Ponte do Brooklyn. O protagonista é, aparentemente, um imigrante europeu que vai à cidade procurando uma nova vida.

Graças à engine RAGE (Rockstar Advanced Game Engine), os gráficos de GTA IV são impressionantes, com efeitos de luz e sombra muito bem feitos. O game vai ser lançado para PS3 e Xbox 360 e, segundo seus produtores, vão ser disponibilizados episódios extras algum tempo após o lançamento.

Durante o primeiro trailer, o protagonista conta que já matou, seqüestrou e vendeu várias pessoas, pretendendo mudar de vida na nova cidade. Vindo da Rockstar, sabe-se que isso só pode ser uma grande ironia, não é mesmo?

_________________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado da matéria especial..
Amanhã tem mais...

;)

Nenhum comentário: