quinta-feira, 12 de junho de 2008

Telefônica anuncia lançamento do iPhone no Brasil ainda em 2008


Aparelho será vendido no país pela operadora de telefonia Vivo.No início da semana, Steve Jobs, da Apple, anunciou versão 3G do aparelho.


A companhia espanhola Telefônica anunciou nesta quarta-feira (11) que fechou um acordo com a Apple para vender ainda este ano o celular inteligente iPhone no Brasil e em outros 11 países latino-americanos.

"Os 16 países nos quais iremos distribuir o iPhone possuem potencial de mercado de 500 milhões de pessoas, tornando nossa empresa uma das líderes globais na distribuição deste revolucionário aparelho", afirmou o presidente do conselho da Telefônica, Cesar Alierta, em comunicado. Na terça-feira, a empresa havia anunciado a a comercialização do modelo de terceira geração do aparelho na Espanha.

A operadora de telefonia celular Vivo – empresa controlada pela Telefônica e pela Portugal Telecom – confirmou que o celular da Apple "estará disponível nas lojas próprias e revendedores Vivo nos próximos meses". No entanto, a assessoria da empresa não confirmou qual será a data de início da venda do aparelho, que teve a nova versão - 3G - anunciada no início desta semana.

Em maio, a América Móvil - grupo mexicano que controla a operadora de telefonia celular Claro – havia anunciado um acordo semelhante, sem entretanto garantir a exclusividade nas vendas do parelho. O G1 procurou a empresa para saber sua posição sobre o anúncio da Telefônica, mas ainda não obteve uma resposta.

Modelo
Quando lançou o iPhone nos EUA, no ano passado, a Apple estabeleceu um modelo de negócios que previa a comercialização do aparelho por meio de uma única operadora em cada país. Em troca, a companhia americana receberia uma parcela da receita do tráfego de dados proveniente dos usuários do iPhone. Na prática, entretanto, clientes de diversas operadoras e de várias partes do mundo começaram a desbloquear o celular da Apple para usá-lo nas redes de suas prestadoras de serviço. A partir daí, a empresa de Steve Jobs começou a abandonar o modelo de exclusividade.

Objeto de desejo
Lançado em meados do ano passado e eleito pela revista “Time” a melhor invenção de 2007, o iPhone é um celular “inteligente” que incorpora uma série de novidades. Além de incluir as funções de um tocador de mídia similar ao iPod - música e vídeos digitais, por exemplo – e uma série de recursos já usados por outros aparelhos, como acesso à internet, e-mail e câmera fotográfica, o iPhone aposta especialmente na funcionalidade. O produto possui uma tela sensível ao toque que simplifica sua operação – por exemplo, para fazer uma ligação, basta pressionar o dedo sobre um nome na agenda telefônica do aparelho. Para enviar uma mensagem SMS, basta clicar no ícone correspondente. Um teclado virtual torna bem mais fácil a normalmente complicada tarefa de digitar em um celular. Todas essas operações são associadas a uma tela de nove centímetros – bem maior que a dos celulares convencionais – que facilita o manuseio dessas funções, além de tornar a navegação na internet e a visualização de filmes uma experiência bem mais acessível.


Fonte: G1

Nenhum comentário: