sábado, 17 de maio de 2008

Vendas de games e consoles crescem 47% nos EUA


Aumento compara números registrados em abril deste ano com mesmo mês de 2007.
Apesar de bastante vendido, ‘GTA IV’ não estimulou comércio de PS3 e Xbox 360.

As vendas de jogos e consoles de videogame subiram 47% em abril na comparação com o ano anterior, com o lançamento de "Grand Theft Auto IV" e popularização do Wii, da Nintendo. Apesar de bastante vendido, "GTA IV" não estimulou as vendas dos consoles PlayStation 3, da Sony, e Xbox 360, da Microsoft, que registraram queda considerável em volume ante os resultados do mês anterior.

Em abril, os consumidores dos Estados Unidos adquiriram 188 mil Xbox 360 e 187 mil PS3, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (15) pelo grupo de pesquisa de mercado NPD. No mês anterior, as vendas haviam sido de respectivamente 262 mil e 257 mil unidades.

"O fato de que a Páscoa tenha caído em março e não em abril, neste ano, teve impacto sobre as vendas do mês ", disse Colin Sebastian, analista da Lazard Capital. "Sei que, do lado do hardware, os resultados foram um pouco decepcionantes, mas precisamos esperar para ver o que um mês de vendas do ‘GTA IV’ faz por essas plataformas, bem como um mês sem alteração de feriado", continuou.

"GTA IV" foi lançado em 29 de abril e 2,9 milhões de cópias do jogo foram vendidas nos Estados Unidos nos primeiros cinco dias, segundo a NPD. Pelo fato de o jogo de ação criminal só ser compatível com seus dois sistemas, Microsoft e Sony estavam contando que o título convencesse pessoas que ainda não compraram um novo console de videogame a aproveitar a oportunidade.

"Foi surpreendente não vermos vendas maiores de hardware para o Xbox 360 e o PlayStation 3, dado o lançamento desse título", escreveu Anita Frazier, analista da NPD, em seu relatório. "Mas, porque o jogo esteve no mercado por apenas cinco dias no período reportado, um estímulo às vendas pode se evidenciar nos números de maio."

A Sony afirmou que as vendas do PS3, ainda assim, estavam 130% acima dos resultados do mês um ano atrás, e apontou para novos títulos como "Metal Gear Solid 4" e "Resistance 2" como novas fontes de estímulo às vendas.

Fonte: G1

Nenhum comentário: