sexta-feira, 9 de maio de 2008

Konami de olho no mercado brasileiro


Uma visita inesperada surpreendeu os jornalistas presentes no evento da NC Games, distribuidora de games, que lançou oficialmente Grand Theft Auto IV, Iron Man, e lançará Metal Gear Solid 4 dentre outros jogos no Brasil. No meio da platéia em uma sala de cinema na cidade de São Paulo, apareceram duas figuras: Shinji Hirano e George Richard, vice-presidente executivo e vice-presidente de vendas, respectivamente, da Konami.

Os dois executivos passaram alguns dias conhecendo o Brasil, fazendo contatos com empresas e observando o potencial comercial do País. Nenhuma idéia acerca de a produtora abrir um escritório aqui foi revelada pela dupla. Mas a grande notícia é que a Konami abriu os olhos e enxerga o Brasil e a América Latina como um local perfeito para investimentos.
Após o evento, conseguimos conversar com os dois executivos. Confira.

Eurogames - Qual o motivo da vinda de vocês para o Brasil?

Shinji Hirano - Queremos conhecer os brasileiros e depois dar um feedback para nossos produtores. Temos muitos produtos bons e inovadores que estão por vir e eles aparecerão no Brasil. Estamos dando mais atenção ao usuário neste momento, o que está nos dando um bom retorno. Viemos também porque queremos focar o próximo Pro Evolution Soccer no Brasil e na América Latina, que são os maiores compradores do jogo ao lado da Europa. Acredito que vendo como os consumidores se comportam aqui, poderemos fazer um lançamento focado. Sabemos que há muitos jogadores aqui, mas que não recebem a devida atenção. Queremos aprender a nos comunicar com os jogadores daqui.

Eurogames - Há planos da Konami incluir o Brasil no calendário de lançamentos? E como a Konami ajuda no combate a pirataria?

Shinji Hirano - Pirataria é um grande problema para muitos países. Como produtora e Publisher, o que nós podemos fazer é incluir funções online e outros extras que o jogo pirata não teria como oferecer. O que a Konami está focando é ver o que acontece nos mercados com forte pirataria e encontrar soluções. Uma delas é mandar jogos com praticamente o mesmo tempo de lançamento do que nos EUA, por exemplo. Isso evitaria que o jogo fosse copiado ilegalmente antes de chegar às lojas. Este é um dos pontos que estamos trabalhando.

Eurogames - Por que a decisão de vir para o Brasil aconteceu somente agora?

George Richard – Francamente, estamos inaugurando uma nova organização estrutural na Konami. O senhor Hirano está, agora, cuidado mais da divisão de jogos. Visualizamos uma grande oportunidade na América Latina quando começamos a conversar sobre Pro Evolution Soccer em outrubro. Assim, a NC Games nos fez o convite para virmos até aqui e ver se essa oportunidade se tornaria real. Nós enxergamos essa oportunidade, mesmo que, historicamente, as principais produtoras tenham esquecido do potencial da América Latina e principalmente do Brasil. Pro Evolution Soccer aqui é o que a série Madden é para os EUA, portanto, não podemos deixar isso passar em branco. Podemos ter um grande retorno com esse game aqui.

Eurogames - Existe a possibilidade, então, de abrir um escritório no País?

George Richard – Estaremos focando muito mais na América Latina do que antes. Então, nossos escritórios em Los Angeles estarão cuidado disso. Teremos um gerente de vendas cuidando exclusivamente da AL e veremos o que conseguiremos mais para a frente. Dependerá do retorno que tivermos aqui.

Fonte: Euro Games

Nenhum comentário: