sexta-feira, 21 de março de 2008

Gibson acusa mais três empresas de quebra de patente pelo jogo 'Guitar hero'

Fabricante de guitarras registra ação contra MTV, Harmonix e Electronic Arts. Activision, atual produtora de 'Guitar hero', já havia sido notificada pela mesma razão.

Depois de acusar a Activision de quebra de patente pelo jogo "Guitar hero", a fabricante de guitarras Gibson estendeu nesta sexta (21) a ação contra outras três empresas: MTV, Harmonix e Electronic Arts.

A Gibson alega que o jogo "Guitar hero" é baseado em uma patente sua de 1999, que registrava um dispositivo que permitia "simular a participação do jogador em um concerto, tocando um instrumento e usando um acessório preso à cabeça que inclui saídas de som". Em "Guitar hero" o jogador dispõe de controles em formato de guitarra para reproduzir notas de músicas consagradas que aparecem na tela.

A Harmonix é a produtora da primeira versão de "Guitar hero", lançada em 2005. A empresa foi posteriormente comprada pela Electronic Arts que, em acordo com a MTV, produziu em 2007 um jogo semelhante: "Rock band". Ele segue a mesma estrutura de "Guitar hero", com notas musicais que aparecem na tela, mas acrescenta controles especiais como microfone e bateria.

A Gibson, cujas guitarras elétricas são usadas por lendários artistas de blues e rock como Eric Clapton, B.B. King e Slash, vem sendo uma parceira de destaque nos jogos "Guitar hero", para os quais a Activision licencia o direito de produzir controles com a forma de guitarras da empresa, e de usar as imagens desses modelos nos jogos.

Fonte: G1

Nenhum comentário: