sábado, 8 de março de 2008

Fim do papel: porta-retrato digital recebe fotos direto do celular

Se as fotos impressas ainda se mantinham firmes longe do computador, agora elas não são mais necessárias —a era do porta-retrato digital chegou. Parte da casa conectada, o gadget recebe até fotos enviadas por celular.E eles não se limitam a mostrar apenas uma imagem. É possível ver slideshow de fotos, ouvir músicas e vídeos armazenados em cartões de memória, pendrives ou via Bluetooth. Dá até para enviar fotos via MMS.A fabricante de aparelhos móveis Parrot apresentou na feira um modelo de porta-retratos que tem seu próprio cartão SIM —é como se ele próprio fosse um "celular". Seu amigo está viajando? Ele pode tirar uma foto com o próprio celular e mandar para o número do porta-retratos de sua casa em poucos segundos.

Outro modelo da Aiptek, por exemplo, tem conexão Bluetooth e pode receber fotos da câmera ou do celular. O processo não leva mais do que 2 segundos. Ainda lê cartão de memória e reproduz vídeos e MP3. O Pixstore, da Technaxx, tem 8 polegadas e possui entrada para cartões, alto-falantes, controle remoto, calendário, relógio e alarme. É possível ainda conectar um HD de até 160 GB.

O modelo da Princeton Technolgy pode reproduzir vídeos em MPEG 1/2/4 e tocar arquivos em MP3. Com resolução de 480 x 234 pixels, possui menu com busca de imagens JPG.
VoIP sem PC


O uso da Internet para fazer ligações também é cada vez mais popular. Seja entre PCs ou para telefones fixos, o VoIP (Voz sobre IP) é uma tecnologia que veio para ficar. Tanto empresas quanto usuários comuns migram da telefonia comum em busca de preços menores. E a tendência é não precisar do computador para fazer as chamadas.

A empresa brasileira Digistar trouxe para a feira o XIP-270, um Pabx com suporte a ligações analógicas, digitais e também por IP para atender toda a rede disponível hoje. Com saída para 270 ramais, o produto foi "comprado" pela Philips, que passará a vendê-lo sob sua marca.

A empresa possui também telefones para usuários finais. "É só pegar o cabo que sai do modem e ligar no telefone, como o cabo do telefone comum, e assinar um serviço que fornece o VoIP. Toda a programação é feita diretamente no telefone, como agenda de contatos e favoritos", explica Carlos Porciuncula, diretor de exportação da empresa. O modelo KT 200B custa R$ 220.

A Linksys também possui telefones para VoIP, como o IP-Telefon (SPA962), que suporta até seis linhas, conecta-se ao cabo do provedor de Internet ou a um IP PBX. Possui viva voz, identificador de ligações e ligação em espera. Tudo em uma tela LCD de 4 polegadas.

Web pela tomada

É possível também transmitir o sinal da Internet pela energia elétrica, e da rede passar para um telefone comum. É o que faz o adaptador PLC VoIP da empresa Taiwanesa Acbel Polytech Inc.

A empresa ARGUS, além de possuir o modelo 42 ADSL VoIP, que funciona como telefone comum e ADSL, possui um sistema desenvolvido para testar a conexão IP e ver a qualidade da transmissão da voz e também de imagem no caso de IPTV. O ARGUS 145 analisa a conexão usando diferentes métricas e permite um melhor resultado na transmissão de áudio e vídeo.

Com nova visão de negócios, mais voltada a empresas, a feira recebeu até sexta-feira (07) mais de 200 mil visitantes. Em 2007, a Cebit fechou os sete dias (este ano terá um dia a menos) com 480 mil visitantes. A Deutshe Messe, organizadora do evento, pretende manter o programa de palestras "CeBIT Global Conferences" inaugurado este ano.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: