Proposta foi qualificada pelo conselho da empresa como 'inadequada'.
Apesar da recusa, Yahoo disse estar aberto a novas ofertas de aquisição.
O portal de internet Yahoo informou que seu conselho rejeitou formalmente a oferta de US$ 31 por ação, o equivale a cerca de US$ 45 bilhões, que recebeu da Microsoft na semana passada. A proposta foi qualificada como "inadequada".
A companhia de internet com sede na Califórnia disse que "o conselho revisou atentamente a oferta não-solicitada que recebeu da Microsoft com a administração do Yahoo e com consultores legais e financeiros e que concluiu, de modo unânime, que a proposta não atende aos interesses do Yahoo nem de seus acionistas".
Mas o Yahoo deixou a porta aberta para uma oferta de aquisição, pelo menos retoricamente, ao afirmar que seu conselho "continuará avaliando todas as opções estratégicas no contexto do rápido desenvolvimento do ambiente industrial". Além disso, a empresa afirmou: "continuamos comprometidos com a busca de iniciativas que maximize valor para nossos acionistas". A rejeição à oferta foi antecipada no sábado pelo "Wall Street Journal".
Jerry Yang, diretor-executivo do Yahoo, afirmou a seus funcionários na semana passada que a companhia examinaria maneiras de evitar que a Microsoft assumisse o comando da companhia. “Nossa diretoria está avaliando cuidadosamente algumas alternativas estratégicas desse complexo cenário”, escreveu Yang em um e-mail, de acordo com a Associated Press.
Também na semana passada, fontes próximas ao caso disseram que o Yahoo poderia considerar uma aliança de negócios com seu rival de buscas na internet, o Google, como forma de rejeitar a oferta da Microsoft.
Antes da recusa do Yahoo, o banco de investimento UBS estimou que as ações da empresa estivessem acima dos US$ 31 dólares oferecidos pela Microsoft e o Citi afirmou que um aumento da proposta da Microsoft seria o cenário mais provável para o desfecho do negócio.
Apesar disso, afirmou a agência de notícias Reuters, o UBS disse que a Microsoft "faria o que fosse necessário para realizar o negócio". "Em um negócio hostil, o comprador geralmente não começa com sua melhor e última oferta e nós não ficaríamos surpresos se a Microsoft aumentar o valor para facilitar a decisão da diretoria do Yahoo", afirmou o banco de investimento em nota.
Fonte: G1
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