quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Capcom no banco dos réus


Quem já ouviu falar de Geroge Romero, deve saber que o cara é uma lenda em se tratando de filmes de zumbi. Inspiração para Resident Evil e outros? Certamente. Seu filme “Dawn of the Dead”, de 1978 (conhecido por aqui como “Madrugada dos Mortos”, que teve uma regravação lançada em 2004), deve ter servido de fonte inspiradora para a Capcom criar o game Dead Rising.

O MKR Group, donos dos direitos autorais do filme “Dawn of the Dead” enviaram cartas no dia 6 de fevereiro deste ano para a Capcom, Microsoft e as lojas Best Buy, alegando que Dead Rising infringe os direitos autorais dos filmes – o produtor, atual presidente, e principal acionista, do MKR Group, Richard P. Runinstein mostra que a premissa de pessoas presas em um shopping lotado de zumbis foi roubada de seu filme.

Em uma queixa arquivada no dia 12 do mesmo mês, a Capcom afirma que “seres humanos enfrentando zumbis em um shopping center” são uma “idéia totalmente sem proteção” sob as leis atuais de direitos autorais (copyright). Inclusive, para separar o game do filme, ela usou uma “etiqueta de advertência” na capa de seu produto. Recentemente a companhia entrou com um pedido de julgamento declaratório contra o MKR Group, com sede em Nova York, para “eliminar qualquer dúvida de que o game Dead Rising não infringe nenhuma lei de direitos autorais, marcas ou propriedades intelectuais”.

É sabido que o processo contra a Capcom já havia começado meses antes do lançamento de Dead Rising em 2006.

Fonte: Euro Games

Nenhum comentário: